segunda-feira, 18 de março de 2013

Primeiros pontinhos


Olá meninas, vejo que muitas de vocês, assim como eu, está começando nesse mundo maravilhoso da costura e, apesar da enorme vontade em sair cortando e costurando, tem inúmeras dúvidas e mal sabe por onde começar.


Não sou expert.... muito pelo contrário, estou todo dia atrás de dicas e formas melhores para fazer minhas gostosuras, mas pretendo começar aqui  algumas dicas que me foram muito úteis quando iniciei, e que teriam sido também... sim, porque nem tudo estava ali, escrito e pronto pra mim.

1° Preciso de máquina de costura?
Não. Há muito tempo as mulheres costuravam as roupas e peças para casa a mão, bordavam a mão, e é assim que a gente pode começar. Claro que, não me refiro hoje a fazer aquela linda colcha pra cama em patchwork né... também não precisamos exagerar. Sem a máquina podemos fazer muitas fofurices, eu, por exemplo, costuro meus bichinhos de feltro a mão. Pode não parecer mas fica muito mais fácil com o tempo, as clientes adoram e você se diverte a partir de já.
2° Preciso de rios de dinheiro pra comprar materiais?
Olha, não digo que ter um dindin bom pra fazer as comprinhas que der vontade não é maravilhoso (aiai... e como), mas logo de cara, é bom comprar tudo em armarinhos (não pela internet, pra você poder tocar e ter ideia de tamanhos). Compre apenas o básico, que depois você descobre suas necessidades e completa aos poucos.
Mas... o que seria esse básico?
Bem, depende do que você quer fazer. Meu básico foi 2 carretéis de linha (rosa e marrom), 3 rolinhos de feltro de 20cmX1,40m (rosa, marrom e amarelo), 2 botões de florzinha (margaridas, adoro)... a tesoura eu usei a que tinha em casa mesmo. 
PS: gastei pouco mais de R$7 reias.... 
Vaguei horas pela internet em busca de um molde perfeito para um início perfeito, até que cai nas graças de uma coruja muito simpática. Imprimi o molde e sai costurando como uma doida, até com uns retalhos de malha que eu tinha em casa.


Depois de toda agitação e emoção, comecei minha listinha de “possíveis costuras”, baixei moldes na net, criei alguns desenhos meio doidos e a partir deles fiz a minha listinha de compras craft. Agora sim, eu sabia o que queria e onde estava me metendo (ou quase.... não sabia que isso vicia).
Claro que.. depois de algum tempo costurando, acabei criando um “pequeno” estoque de feltros, botões, linhas (algumas de ponto cruz, que eu já fazia), tesouras.... tem gente que diz ser exagero, mas eu A-DO-RO, não troco por nada.... e é sempre bom ter a mão material pra criar peças novas ou atender as clientes.
Por enquanto é isso, espero que ajude...
Mais tarde a gente continua a prosa.... bjo

3 comentários:

  1. Oi flor!!
    Vi seu link lá no grupo do facebook do Clubinho da Costura, e vim aqui te fazer uma visita!!
    Já estou te seguindo!

    Beijos... boa semana!
    cantinhodadeborah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou retribuindo a sua visita, já estou te seguindo de volta, que bom que vc gostou da dica dos cantos perfeitos. Tbm sou iniciante neste mundo de blogs..e a internet é uma ótima ferramenta, só saber usar, os moldes, aulas de passo a passo são infinitas! Dá pra aprender muito! Eu aprendi os patch uns 80% assim..e ainda aprendo. Sucesso! bjs ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...