domingo, 24 de março de 2013

Primeiros Pontinho 2

Nessa segunda parte, vou falar um pouco sobre alguns materiais que utilizo na confecção do artesanato.

1. Feltro
Feltro é o termo usado pra nomear o material obtido da união de fibras sem a utilização de adesivos como colas, resinas, apenas com a fricção das fibras. Esse processo consiste basicamente em, através de movimentos intermitentes de apertar e afrouxar fibras, realizar o entrelaçamento das mesmas até conseguir a compactação desejada (por Feltros Renner). 
Para a composição do feltro unem-se basicamente lãs, pelos e fibras diversas, talvez por isso quando "puxamos" com certa força, ele estica e até se desfaz.
Esse é um material muito rico em formas de utilização, e para trabalharmos no artesanato com ele precisamos de 3 coisinhas muito importantes: carinho, capricho e paciência.



2. Tesouras
Ah, isso eu custei... mas dei meu braço a torcer. Para se trabalhar com feltro deve-se ter 1 tesoura só pra ele. Ele acaba com o fio dela muito fácil, e como boa amante crafter eu fui comprando uma aqui, outra ali.... agora tenho 4: uma pro feltro, uma pro tecido de algodão, a de picote e uma escolar, pra recortar os moldes. É um ótimo investimento, eu garanto.

3. A linha
Eu utilizo várias linhas diferentes... como já fazia ponto cruz, utilizo bastante as de meada (sabe, as que você separa os fios como quiser), mas também uso a linha de costura normal. Por sinal, como também faço patchwork, tenho carretéis enormes de algumas cores... facilitam a minha vida. Agora também comprei a linha de bordar, em rolinho... ainda não inaugurei nenhum, assim que fizer dou meu parecer.

4. Enchimento
Eu utilizo a fibra siliconada... muito fácil de trabalhar, não custa caro e rende muuuito.

5. Cola
Pra fazer coisinhas pequenas, utilizo cola pra artesanato Pegamil, depois de testar outras, achei que essa realmente colava (tive experiências desagradáveis com outra), e pra colagens maiores, utilizo cola quente mesmo. Ela cola super bem, é só ter jeitinho e não colar os dedos (dói , hehehe).

6. Moldes
Eu compro algumas revistas, até em Sebo, mas a maioria dos moldes eu pego na internet mesmo. As vezes a gente só tem a idéia, e acaba riscando os nossos mesmo, o que é mais complicado pra mim, já que como desenhista sou ótima bailarina mas... a gente da jeito. 

(moldes retirados na net, se você for o dono, me avise que eu coloco os créditos)

7. Onde comprar materiais
A gente encontra tudo em lojas de armarinhos, mas a maioria das vezes eu compro pela internet... é mais cômodo pra mim, e até mais barato. Já vi em armarinhos aqui onde moro um botão lindo que custava R$ 0,25 a unidade e, pela internet, o mesmo lindinho saiu R$ 0,10... A variedade de feltros na net também é maior.
Pra isso, coloco aqui algumas lojas que recomendo... não ganho nada com isso, apenas indico porque já comprei nelas, e tudo chegou direitinho.

Bom meninas, por hoje é isso.... como vocês poder ter visto, estou mudando o visual do meu blog e da minha lojinha, e isso toma um bom tempo, tumultua minha vida, hehehe.... me digam se gostarem ok?

Beijos XX

Um comentário:

  1. Oiee... adorei o novo visual!!! e as dicas também!!
    Vou futricar mais vezes por aqui!!!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...